sábado, 21 de julho de 2012

Dicas Para Organizar Armários

Dicas de como organizar seu armário
Hoje o post é sobre dicas para organizar acessórios. Resolvi fazê-lo, por adorar o jeito de organizar que encontrei à prova de bagunça. A rotina de entra e sai de "supérfluos" do meu armário é intensa. Por isso tinha de arrumar um jeito de conseguir: achar, tirar e colocar as coisas, sem desarrumar outras. Também precisava que tudo ficasse a mostra para facilitar ainda mais. Para isso, resolvi usar vários compartimentos individuais com categorias distintas, visíveis por dentro e fáceis de transitar (entrar e sair).

Neste armário da foto, guardo a maioria dos meus acessórios (cintos, echarpes, bonés, óculos de sol, pulseiras, bolsinhas, cangas...). Só para se ter uma idéia, apesar de não aparecer na foto, são mais de 20 caixas INBOX, e 10 organizadores de sweaters que são usados para guardar cachecóis, pashminas, roupas fora da estação etc...


Sem dúvida, a peça chave aí são as caixas INBOX. Elas são ótimas para guardar pequenos acessórios que ficam por vezes espalhados em cantos distintos do armário misturados com coisas diferentes.

Dicas de como organizar seus acessórios
Bom, como se vê na foto a direita, as caixas são totalmente transparentes, o que permite ótima visibilidade do seu interior. Se cada caixa é organizada com uma categoria distinta então facilmente se encontra o artigo desejado. Também, suas linhas retas e textura lisa permitem um ótimo encaixe para empilhá-las, já que a movimentação para retirá-las e colocá-las fica fácil. Reparem que nesta estante coube 9 caixas. As coisas que uso menos (tipo: gola de pele para casaco...) ficam nas caixas atrás.


Falando sobre os outros achados na hora de arrumar o armário também tenho outra dica interessante, que é sobre o armazenador de sweaters. Repare que na figura abaixo tem 2 estilos diferentes de armazenadores.


Dicas de como organizar seu armário


Tenho que confessar, que depois de testar vários tipos, inclusive outros que não estão na foto, os que eu mais gostei foram os retangulares mais estreitos (direita na foto). A medida é ótima para evitar entulhar o conteúdo, outra coisa boa, é que o fundo dele não é de plástico mas sim de nylon, o que permite um bom encaixe também na hora de colocar e tirar pois desliza fácil. Armazeno nele roupas de frio, mas aproveito também par guardar outros itens de inverno que não caberiam nas caixas INBOX.

Quanto aos organizadores mais largos, me foram úteis para armazenar roupas que não estou usando no momento. Sabe aquelas roupas que estão no armário algum tempo mas você não as usa ou porque está acima do peso ou porque são grifes caras semi-novas que você talvez tenha esperança de um dia se tornarem o "vintage" da hora. Então, em vez de ficar se remoendo por não fazer nada a respeito, dê uma guardada e aos poucos você acaba resolvendo o que fazer com elas. Bom, mas voltando ao assunto dos organizadores... Estes mais largos, servem mais para coisas que realmente vão ficar armazenadas por algum tempo, porque não são tão práticos para o dia a dia. Primeiro porque cabe coisa demais, ou seja se desarruma facilmente. Segundo porque ele é feito todo de plástico e não desliza tão facilmente um sobre o outro, então fica chato para manuseá-los. Repare que os coloquei no topo do armário, justamente porque são menos necessários no momento, mas mesmo assim tem o conteúdo a vista para não me esquecer deles.

Outro ponto importante, que não está escrito aqui mas foi levado em consideração, são as medidas dos organizadores. Primeiro analise o espaço e pesquise sobre os organizadores (verifique os tamanhos), depois faça as continhas para ver o que utilizar para aproveitar o máximo possível do espaço.

Onde encontrar estes organizadores:

Eu comprei minhas caixas INBOX na Tok Stok, porém sei que são vendidas também na Oz , inclusive em outros tamanhos.

Quanto aos organizadores de sweaters, o estreitinho com plástico e nylon também comprei na Tok Stok e se chama Capa Protection Para Malhas. O outro mais gordinho todo de plástico comprei na Linen-s-Things  (loja americana). 

Quando viajo aos EUA sempre dou uma olhadinha na Linens n Things a fim de encontrar alguma coisa útil para casa. Uma vez, trouxe de lá vários organizadores de medidas diferentes, já que o preço compensava e eram fáceis de trazer por que a embalagem era pequenininha. Mas aqui no Brasil, já tem muita coisa legal para ajudar na arrumação, a Oz (citada acima) é um portal especializado nisso, vale a pena dar uma olhadinha.

quarta-feira, 11 de julho de 2012

Onde Comprar Alimentos Orgânicos no Rio de Janeiro

Antes do Rio + 20 saiu uma série reportagens no jornal O Globo falando sobre a irresponsabilidade no uso de agrotóxicos aqui no Brasil, e pasmem, especialmente no Rio de Janeiro. Fiquei muito impressionada com as notícias e triste em saber que os hortigranjeiros que minha família consome toda semana, são provenientes justamente do lugar considerado o pior em matéria de uso indiscriminado de agrotóxicos. No final do post, coloquei os links para as matérias do jornal sobre o assunto (é horripilante...).

Depois disso fiquei convencida em experimentar os orgânicos, e procurei saber das alternativas para comprá-los aqui no Rio. Na ocasião me foi muito recomendado o Sítio do Moinho, do qual hoje em dia faço algumas compras, mas mesmo assim descobri outras alternativas legais que vou compartihar aqui.

Toda minha pesquisa foi feita em cima de marcas e produtores que vendem orgânicos com o selo IBD (principal empresa certificadora brasileira) e/ou ABIO (principal orgão regulador de produção de hortifruiti do Rio de Janeiro). Este validação é importante já que o alimento orgânico só é seguro se for bem adubado, plantado corretamente.

Para minha surpresa ví que hoje em dia temos muitas opções para comprar orgânicos, então resolvi separá-las em categorias a fim de facilitar a encontrar o melhor vendedor para cada necessidade. Também queria deixar claro que optei por fornecedores que tivessem credibilidade no mercado.


Endereços Virtuais Para Entrega de Orgânicos em Casa:



Diretamente dos Produtores de Orgânicos


Sitio do Moinho : produtos exclusivos do Sítio do Moinho, tem uma loja também no Leblon. Faz entrega 1x por semana vindo diretamente da fonte para sua casa. O site é super completo inclusive mostra muito como é feita a produção. 

Fazenda Vale das Palmeiras : é um produtor assim como o Sítio do Moinho, não tem loja física mas a marca vende em lugares como Supermercado Zona Sul e Organomix. Como se sabe, a fazenda pertence ao ator e ativista Marcos Palmeira que expõe carta no site sobre a produção de orgânicos em sua fazenda (é interessante, vale a pena a leitura). 


Comércio Online Especializado em Orgânicos


http://www.saudedelivery.com.br/ : comércio de orgânicos online. Faz entrega 2x por semana, as terças e sábados diretamente da fonte para sua casa.

Organomix : comércio de orgânicos online. Trabalha com marcas já consagradas no mercado de orgânicos, como produtos da Fazenda Vale das Palmeiras. Possível agendar entrega para qualquer dia da semana.


Supermercados que Entregam Orgânicos


Supermercado Zona Sul Orgânicos

Pão de Açucar Orgânicos


Feiras Orgânicas



Se você é do tipo que curti o processo da compra, gosta de variedade na hora de escolher, e talvez até dar uma "pechinchada" na hora de pagar, então o melhor é ir a feira de orgânicos. Isso mesmo, uma feira só com orgânicos! Uma não... veja abaixo a quantidade de feiras que acontecem pela cidade durante a semana.

Resolvi classificar as feiras de acordo com a procedência dos produtos.

Circuito Carioca de Feiras Orgânicas


Feiras Orgânicas organizadas pela ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro) em parceria com a SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro).


Agenda de Feiras Orgânicas no Rio de Janeiro


O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas foi criado para permitir a venda de produtos orgânicos, diretamente do produtor ao consumidor, com a qualidade e preços que somente o produtor pode oferecer. Este mês de Julho está previsto inaugurar na Barra da Tijuca mais uma feira no circuito. Será no Pomar da Barra.

Box da ABIO com venda permanente


Horários para o Box da ABIO


Feiras Orgânica e Cultural


Agenda para Feiras Orgânica e Cultural no Rio de Janeiro


As Feiras Orgânicas e Cultural agregam produtores e empresas dedicadas à comercialização de alimentos  orgânicos certificados.

Cooperativa Coonatura 


Agenda da Cooperativa Coonatura


Na Barra existe também uma feira orgânica aos domingos no Itanhangá, estrada da Barra da Tijuca n. 1990, aos Domingos a partir de 8:00. Lá se encontra produtos variados de fornecedores diferentes.

Agrinatura na Loja Mundo Verde


Agenda para feiras de ogânicos na Loja Mundo Verde RJ


Só pra terminar, comentando com uma amiga das vantagens da comida orgânica, ela me disse que gostaria muito de comprá-los mas não o faz por não entender porque custa mais caro. Bom, eu não ia entrar nesse mérito aqui, mas como surgiu esta dúvida e estou justamente escrevendo sobre o assunto, vou dar uma rápida explicação porque o custo dos orgânicos é mais caro.

Bom, ao contrário de que muitos pensam, um produto para ser considerado orgânico tem que respeitar várias regras a fim de conseguir a certificação. Em outras palavras, não é "...só não usar agrotóxicos ..."(como minha amiga me disse), vai muito além. Neste tipo de agricultura, o sistema de produção não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. A agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade e ao meio-ambiente.

Ok, mas como isso afeta o preço? Vamos lá:

A escala de produção é baixa, implicando em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. Há razões para escala ser mais baixa, por exemplo, o fato de não utilizarem pesticidas faz com que haja muitas perdas durante as colheitas. O desenvolvimento de alimentos orgânicos também se
dá mais lentamente, como é o caso da cenoura, que no cultivo com aditivos químicos fica pronta em 97 dias, enquanto a cenoura orgânica é colhida por volta de 116 dias após a semeadura. Outro fator que encarece, é que o produto orgânico precisa ser certificado, e para isso há que se pagar anualmente pela auditoria de sua propriedade.

Concluindo, é melhor comer orgânicos, mas por favor comprem produtos certificados, como já disse antes, o alimento orgânico só é seguro se for plantado corretamente. A falta de agrotóxico, por exemplo, pode causar o surgimento de micotoxinas, que são tão perigosas para o nosso organismo quanto os agrotóxicos. Daí a importância do selo que comprova a qualidade do processo de produção do alimento.

Sobre mitos e verdades do alimento orgânico vale a pena ler este link:
http://oglobo.globo.com/blogs/amanhanoglobo/posts/2012/05/29/por-dentro-dos-organicos-447727.asp 


Bom, e como prometido, segue o link das reportagens que  me chocaram sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.

http://oglobo.globo.com/rio/toxico-tambem-para-ambiente-5121368

http://oglobo.globo.com/infograficos/agrotoxicos-servico/

http://oglobo.globo.com/rio20/agrotoxicos-sao-vendidos-sem-controle-no-rio-5110607

http://oglobo.globo.com/rio20/controle-de-residuos-em-hortalicas-minimo-5104795

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/04/17/nova-colheita-284433.asp

http://oglobo.globo.com/rio20/a-silenciosa-praga-das-lavouras-no-estado-do-rio-5104694

http://oglobo.globo.com/serra/olha-saude-na-mao-do-feirante-freguesa-4620338

http://busca.globo.com/Busca/oglobo/?query=agrotoxicos%20teresopolis

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/04/12/expansao-agricola-impulsiona-comercio-de-agrotoxicos-no-brasil-439960.asp

http://g1.globo.com/platb/globo-news-cidades-e-solucoes/tag/agrotoxicos/

http://oglobo.globo.com/ece_incoming/agrotoxicos-no-seu-estomago-4004743

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pimentao-e-o-campeao-do-agrotoxico-mostra-estudo-da-anvisa,355203,0.htm

terça-feira, 3 de julho de 2012

Liz Lange na Target

Mais uma para futuras mamães. Bisbilhotando o site da Target, descobrí que a rede vende uma coleção exclusiva da Liz Lange para gestante.

Página da Target com anúncio da Liz Lange

Bom, para quem não conhece a Liz Lange, aqui vai um pouco de sua estória. A estilista da marca, que deu origem ao nome da loja, é uma Nova Yorkina antenada que faz roupas de grávida elegantérrimas para todas as ocasiões (trabalho, casual e festa). Sua loja na Madison Av. em NY tem uma clientela super vip e é queridíssima de grávidas famosas. As roupas realmente são diferenciadas, eu mesma estive lá quando estava grávida e fiquei de queixo caído como a roupa era bonita e vestia bem. Nem sentia minha barriga  protuberante.

É um luxo ser uma grávida vestida de Liz Lange, só não está bem ao alcance de todos. Por isso quando ví que ela faz uma coleção exclusiva para Target fiquei logo empolgada em contar. É claro que na Target, a coleção tem um apelo mais popular, mas como é feita pelas" mesmas mãos", a modelagem é a mesma da loja na Madison tornando o produto bem atraente.

Mamães que estao indo fazer o enxoval de seus bebês em Miami (ou em algum lugar dos EUA), aproveitem para se dar um mimo também gastando pouco. Ah, e a coleção lá é permanente.