domingo, 4 de março de 2012

Londres Com Crianças

Neste post vou falar um pouquinho sobre minha última ida a Londres, cidade que sempre me proporciona momentos especiais. Nesta última vez, fui no inverno e levei meu filhote de 4 anos junto (é eu sei... não parece muito promissor... mas foi!!!). E é sobre isto que quero escrever aqui, sobre o que fazer com criança lá independente da estação do ano.

Neste último carnaval, eu e o maridão queríamos aproveitar o feriado para viajar com nosso pequenino, e é lógico que pensamos logo na Disney (destino que o sortudo já teve oportunidade de conhecer...). Pra ser sincera, normalmente é um lugar que curto muito ir em família, afinal não são só os parques... tem as comprinhas também... Mas diante dos preços proibitivos de passagem para Miami/Orlando, e das boas ofertas nas passagens para Europa, resolvemos mudar o destino para Londres. Caro? sim, qualquer coisa em pounds é caro, mas leia até o final para ver como se safar com isso. Na verdade a maioria dos programas com crianças não custam nada... isto mesmo... nada!!!! A diversão de adultos que pode sair muito caro... e também a estadia e comida (mas comparando com os preços no Rio de Janeiro... não sei se realmente são tão mais caros...)

Bom, primeiro queria dizer que fiz meu dever de casa antes de me aventurar nessa, pesquisei muito sobre o que fazer com crianças lá. Aliás, nesta minha pesquisa, fiz muito uso do livro  London Unlocked (A guide book for kids por Unlocked Guides). Também tenho sorte de ter alguns amigos com crianças que já moraram lá e puderam me dar o aval nas minhas escolhas.

Dito isto, vamos lá! Tem uma infinidade de coisas para se fazer lá com crianças, mas falarei aqui apenas sobre os passeios que escolhi fazer.

Shrek The Musical

Bom, vou começar falando da minha ida a Convent Garden para ver o musical Shrek.  Queria muito ver uma super produção de teatro, mas que fosse interessante para família toda. Então, qual não foi minha surpresa... encontrar Shrek the Musical. Nossa, foi a melhor escolha possível! Todos nós a-ma-mos!!!

Dica sobre o musical Shrek em Londres
Imagem retirada do site 

Nossa ida em família foi muito proveitosa. A peça é espetacular e o passeio por Convent Garden pré e pós teatro também foi ótimo (fomos na seção matiné no domingo). Meu filho de apenas 4 anos (*), amou a peça e se divertiu com os "street performers" nas ruas de Convent Garden. Quer dizer, foi um passeio completo, rendeu um dia inteiro que foi legal para o pequenino e para nós adultos.
Sobre o musical Shrek, assistam o vídeo  http://www.youtube.com/watch?v=g2VQ2pfXbyI&feature=player_embedded, eu garanto que essa reprodução é fiel ao que se vê lá.

Site para maiores informações: http://www.shrekthemusical.co.uk/
(*) Meu filho apesar da pouca idade curti teatro, ele é do tipo que fica sentadinho assistindo, por isso pude levar ele. Mas em relação a crianças em geral, a recomendação é levar a partir de 5 anos, e crianças abaixo de 4 anos não podem entrar.

Agora falando de programas mais convencionais..

Tem coisas que não da pra inventar muito, por exemplo, museus importantes são parada obrigatória. Mas tenho que dizer, que nossa ida a estes 2 museus superou minhas expectativas. Apesar de ser um programa educativo nossa visita foi muito divertida. Também queria dizer que maioria deles a entrada é gratuita para as crianças e para os adultos. Que tal? Isso mesmo, se gostar muito pode repetir quantas vezes quiser!! Digo isso, porque foi o nosso caso!!

Natural History Museum

Foi demais!!! A grande atração, sem dúvida foi área destinada a dinossauros, meu filho amou. Na verdade a exposição não se limita apenas em mostrar fosseis e esqueletos, eles são demonstrados detalhadamente e com muita interatividade. Os visitantes realmente viajam no tempo e as crianças ficam fascinadas!! Ah, é importante ajudar as crianças a compreender, conversando com elas sobre o que estão vendo. Só posso dizer que curti muito fazer isto com ele, e me senti recompensada quando ouvi: "vamos de novo mamãe?".

Dicas sobre o Natural History Museum em Londres
Foto tirada na ala dos Animais Marinhos Gigantes

Science Museum

Foi talvez o lugar mais aproveitado por ele, com direito a chororô e tudo na hora de ir embora. Isto, porque fora as exposições, que por si só já são super proveitosas, tem também as exibições interativas, que foram muito bem exploradas...rsrsrs! Fez mais sucesso que o parquinho do clube!!! Sério! Destaque para o Lauchpad no terceiro piso, a criançada literalmente aprende brincando!!

Dica sobre o Science Museum em Londres
Colagem feita a partir de fotos do site do Science Museum

Falando com queridos amigos Londrinos sobre o sucesso dos museus com a criançada, eles me disseram que este era o principal programa deles no final de semana. Os 4 filhos (eu disse 4!!!!!) amavam, e os pais também. Afinal, para os adultos, além de ser gratuito agente acaba sempre aprendendo uma coisa noiva a cada visita.
Gostaria de ter tido tempo de ver outros 2 museus que estavam na minha lista, mas não se pode fazer tudo... Então, apesar de não ter ido, vou cita-los aqui apenas como uma dica de programa gratuito de se fazer com a criançada.
Horniman Museum - http://www.horniman.ac.uk
V&A Museum of Childhood - http://www.museumofchildhood.org.uk

London Eye

Bom, a mais famosa roda gigante do mundo, é um passeio ótimo, e meu filho com certeza gostou. Mas devo dizer que não é um passeio barato, portanto em alguns casos talvez seja melhor ir com crianças mais velhas. Crianças pequenas curtem pela roda gigante em si, e nós adultos pelos cartões postais que vemos lá de cima. No meu caso, tenho que confessar que eu estava na pilha de ir, e logicamente não iria deixar meu filho de fora.

Dica sobre a London Eye

Dica sobre a London Eye
Fotos tiradas de dentro da capsula do London Eye

London Zoo

Dica sobre o London Zoo

Vale a pena ir lá com crianças, mas tenho de dizer que deve ser bem mais divertido no verão. A infra estrutura é ótima, e a variedade de animais expostos é incrível, mas caminhar no frio incomoda um pouco.



Foto do meu filhote se divertindo lá!






Queens Ice and Bowl

Na minha pesquisa para o que fazer lá em Londres, dediquei um bom tempo tentando encontrar um lugar onde pudessemos patinar no gelo "outdoors". Fiz boas descobertas a respeito, porém as que achei mais legais são sazonais e não estariam abertas na época em que iria. Mesmo assim, descobri uma "indoor" que fica aberta o ano todo.  Na verdade, este lugar, vem a ser um enorme centro de entretenimento para crianças, que possui rink de patinação, boliche, um "arcade" (fliperama), e até uma pequena lanchonete.
Este lugar é um adianto pra aquelas horas em que você precisa de um programinha coringa pra preencher o tempo com a criança. Não é imperdível, mas como já disse pode ser um adianto... Ainda mais porque é colado (porta a porta) com a estação de metrô Queensway. Quer dizer se você fez vários programas de adultos durante o dia e quer dar uma folga pro filhote, lá resolve...

Dica sobre passeio indoor em Londres
Colagem de fotos feitas com imagens do Quens Ice and Bowl

Gostou do pinguim? Pois é, tenho que confessar que quando fui lá, fui pensando nele... Afinal, este pingüim alem de fofo poderia ser muito útil!!... (me desculpem, eu amo novidades!!) Queria que meu filho tivesse seu primeiro contato com o gelo com a ajudazinha do pingüim. Se você se animou também, vou logo avisando, é necessário reservar o pingüim com antecedencia (pode ser feito até pela net), ou então é arriscado chegar lá e não ter um disponível.

Aproveitando, queria abrir um parêntesis aqui sobre uma outra atração inusitada... o meio de transporte!!! Double Decker Bus (tradicional ônibus de 2 andares), metrô e o Taxi "diferente" (taxi inglês na linguagem do meu filho) fizeram a alegria dele, pois é... nem tudo que reluz é ouro!!!

E concluindo... ufa...
Como já disse antes fui lá no inverno, então todas as atrações em que fomos eram " indoors" (em lugares fechados). O que quer dizer que lá no verão é ainda melhor, já que pode se tirar proveito dos passeios "outdoors" como os grandes parques de Londres, que mesmo para adultos é uma delícia passear. Ih.., acabei de lembrar de uma coisa! Apesar de não ter caminhado por lá, enquanto estava passando de Taxi pelos arredores, ví estações de bicicleta para alugar. Me chamou a atenção o fato de o esquema ser parecido com o daqui do Rio, só que lá e patrocinado pelo Barclays Bank. Ví inclusive pais se aventurando no frio, pedalando com seus rebentos sentados na cadeirinha de criança. Mas não vou entrar em detalhes aqui, já que não foi desta vez... Espero numa próxima vez ter o prazer de fazê-lo, vocês saberão! Mas de qualquer maneira.. fica aí a dica!, site: http://www.tfl.gov.uk/roadusers/cycling/14808.aspx

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ocorreu um erro neste gadget