sábado, 3 de março de 2012

Hora Certa Para Tomar Café


Atenção amantes do café, saiu hoje no Jornal O Globo uma reportagem interessante sobre os beneficios do café. Porem, um trechinho da reportagem falava justamente de quando não é bom tomar a bebida, e é nisso que quero focar neste post.

Segundo a reportagem o pico da circulação de cafeína no sangue ocorre de 30 a 45 minutos após a sua ingestão, e alguns estudos sugerem que ele pode reduzir em ate 60% absorção de alguns antidepressivos, estrogenos e drogas para o esteoporose e tireóide. Isto acontece, visto que algumas drogas competem com a cafeína pelos mesmos receptores ao serem metabolizadas pelo fígado.

Me aprofundando ainda mais sobre o assunto, descobri que suplementos como calcio, vit C e ferro também tem sua absorção comprometida pelo café se ingeridas simultaneamente com a bebida, já que estas também são metabolizadas pelo fígado.

Moral da estória, o ideal é evitar tomar nossos "suplementos de todo dia" junto com o café. No meu caso, só os tomo agora na hora do almoço e bebo meu cafezinho algum tempo depois. No jornal, se falou em fazer um interva-lo de duas horas entre o remédio e o café, então estou seguindo a mesma orientação em relação aos meus suplementos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário