quarta-feira, 11 de julho de 2012

Onde Comprar Alimentos Orgânicos no Rio de Janeiro

Antes do Rio + 20 saiu uma série reportagens no jornal O Globo falando sobre a irresponsabilidade no uso de agrotóxicos aqui no Brasil, e pasmem, especialmente no Rio de Janeiro. Fiquei muito impressionada com as notícias e triste em saber que os hortigranjeiros que minha família consome toda semana, são provenientes justamente do lugar considerado o pior em matéria de uso indiscriminado de agrotóxicos. No final do post, coloquei os links para as matérias do jornal sobre o assunto (é horripilante...).

Depois disso fiquei convencida em experimentar os orgânicos, e procurei saber das alternativas para comprá-los aqui no Rio. Na ocasião me foi muito recomendado o Sítio do Moinho, do qual hoje em dia faço algumas compras, mas mesmo assim descobri outras alternativas legais que vou compartihar aqui.

Toda minha pesquisa foi feita em cima de marcas e produtores que vendem orgânicos com o selo IBD (principal empresa certificadora brasileira) e/ou ABIO (principal orgão regulador de produção de hortifruiti do Rio de Janeiro). Este validação é importante já que o alimento orgânico só é seguro se for bem adubado, plantado corretamente.

Para minha surpresa ví que hoje em dia temos muitas opções para comprar orgânicos, então resolvi separá-las em categorias a fim de facilitar a encontrar o melhor vendedor para cada necessidade. Também queria deixar claro que optei por fornecedores que tivessem credibilidade no mercado.


Endereços Virtuais Para Entrega de Orgânicos em Casa:



Diretamente dos Produtores de Orgânicos


Sitio do Moinho : produtos exclusivos do Sítio do Moinho, tem uma loja também no Leblon. Faz entrega 1x por semana vindo diretamente da fonte para sua casa. O site é super completo inclusive mostra muito como é feita a produção. 

Fazenda Vale das Palmeiras : é um produtor assim como o Sítio do Moinho, não tem loja física mas a marca vende em lugares como Supermercado Zona Sul e Organomix. Como se sabe, a fazenda pertence ao ator e ativista Marcos Palmeira que expõe carta no site sobre a produção de orgânicos em sua fazenda (é interessante, vale a pena a leitura). 


Comércio Online Especializado em Orgânicos


http://www.saudedelivery.com.br/ : comércio de orgânicos online. Faz entrega 2x por semana, as terças e sábados diretamente da fonte para sua casa.

Organomix : comércio de orgânicos online. Trabalha com marcas já consagradas no mercado de orgânicos, como produtos da Fazenda Vale das Palmeiras. Possível agendar entrega para qualquer dia da semana.


Supermercados que Entregam Orgânicos


Supermercado Zona Sul Orgânicos

Pão de Açucar Orgânicos


Feiras Orgânicas



Se você é do tipo que curti o processo da compra, gosta de variedade na hora de escolher, e talvez até dar uma "pechinchada" na hora de pagar, então o melhor é ir a feira de orgânicos. Isso mesmo, uma feira só com orgânicos! Uma não... veja abaixo a quantidade de feiras que acontecem pela cidade durante a semana.

Resolvi classificar as feiras de acordo com a procedência dos produtos.

Circuito Carioca de Feiras Orgânicas


Feiras Orgânicas organizadas pela ABIO (Associação de Agricultores Biológicos do Estado do Rio de Janeiro) em parceria com a SEDES (Secretaria Especial de Desenvolvimento Econômico Solidário da Prefeitura do Rio de Janeiro).


Agenda de Feiras Orgânicas no Rio de Janeiro


O Circuito Carioca de Feiras Orgânicas foi criado para permitir a venda de produtos orgânicos, diretamente do produtor ao consumidor, com a qualidade e preços que somente o produtor pode oferecer. Este mês de Julho está previsto inaugurar na Barra da Tijuca mais uma feira no circuito. Será no Pomar da Barra.

Box da ABIO com venda permanente


Horários para o Box da ABIO


Feiras Orgânica e Cultural


Agenda para Feiras Orgânica e Cultural no Rio de Janeiro


As Feiras Orgânicas e Cultural agregam produtores e empresas dedicadas à comercialização de alimentos  orgânicos certificados.

Cooperativa Coonatura 


Agenda da Cooperativa Coonatura


Na Barra existe também uma feira orgânica aos domingos no Itanhangá, estrada da Barra da Tijuca n. 1990, aos Domingos a partir de 8:00. Lá se encontra produtos variados de fornecedores diferentes.

Agrinatura na Loja Mundo Verde


Agenda para feiras de ogânicos na Loja Mundo Verde RJ


Só pra terminar, comentando com uma amiga das vantagens da comida orgânica, ela me disse que gostaria muito de comprá-los mas não o faz por não entender porque custa mais caro. Bom, eu não ia entrar nesse mérito aqui, mas como surgiu esta dúvida e estou justamente escrevendo sobre o assunto, vou dar uma rápida explicação porque o custo dos orgânicos é mais caro.

Bom, ao contrário de que muitos pensam, um produto para ser considerado orgânico tem que respeitar várias regras a fim de conseguir a certificação. Em outras palavras, não é "...só não usar agrotóxicos ..."(como minha amiga me disse), vai muito além. Neste tipo de agricultura, o sistema de produção não usa fertilizantes sintéticos, agrotóxicos, reguladores de crescimento ou aditivos sintéticos para a alimentação animal. A agricultura orgânica valoriza o uso eficiente dos recursos naturais não renováveis, bem como o aproveitamento dos recursos naturais renováveis e dos processos biológicos alinhados à biodiversidade e ao meio-ambiente.

Ok, mas como isso afeta o preço? Vamos lá:

A escala de produção é baixa, implicando em maiores custos como frete, insumos e custos fixos, que são diluídos na produção. Há razões para escala ser mais baixa, por exemplo, o fato de não utilizarem pesticidas faz com que haja muitas perdas durante as colheitas. O desenvolvimento de alimentos orgânicos também se
dá mais lentamente, como é o caso da cenoura, que no cultivo com aditivos químicos fica pronta em 97 dias, enquanto a cenoura orgânica é colhida por volta de 116 dias após a semeadura. Outro fator que encarece, é que o produto orgânico precisa ser certificado, e para isso há que se pagar anualmente pela auditoria de sua propriedade.

Concluindo, é melhor comer orgânicos, mas por favor comprem produtos certificados, como já disse antes, o alimento orgânico só é seguro se for plantado corretamente. A falta de agrotóxico, por exemplo, pode causar o surgimento de micotoxinas, que são tão perigosas para o nosso organismo quanto os agrotóxicos. Daí a importância do selo que comprova a qualidade do processo de produção do alimento.

Sobre mitos e verdades do alimento orgânico vale a pena ler este link:
http://oglobo.globo.com/blogs/amanhanoglobo/posts/2012/05/29/por-dentro-dos-organicos-447727.asp 


Bom, e como prometido, segue o link das reportagens que  me chocaram sobre o uso de agrotóxicos no Brasil.

http://oglobo.globo.com/rio/toxico-tambem-para-ambiente-5121368

http://oglobo.globo.com/infograficos/agrotoxicos-servico/

http://oglobo.globo.com/rio20/agrotoxicos-sao-vendidos-sem-controle-no-rio-5110607

http://oglobo.globo.com/rio20/controle-de-residuos-em-hortalicas-minimo-5104795

http://oglobo.globo.com/rio/bairros/posts/2010/04/17/nova-colheita-284433.asp

http://oglobo.globo.com/rio20/a-silenciosa-praga-das-lavouras-no-estado-do-rio-5104694

http://oglobo.globo.com/serra/olha-saude-na-mao-do-feirante-freguesa-4620338

http://busca.globo.com/Busca/oglobo/?query=agrotoxicos%20teresopolis

http://oglobo.globo.com/pais/noblat/posts/2012/04/12/expansao-agricola-impulsiona-comercio-de-agrotoxicos-no-brasil-439960.asp

http://g1.globo.com/platb/globo-news-cidades-e-solucoes/tag/agrotoxicos/

http://oglobo.globo.com/ece_incoming/agrotoxicos-no-seu-estomago-4004743

http://www.estadao.com.br/noticias/vidae,pimentao-e-o-campeao-do-agrotoxico-mostra-estudo-da-anvisa,355203,0.htm

13 comentários:

  1. vlw pelo comentario no drogas-sonoras.com!

    atualizei ele denovo da uma conferida la

    qualquer duvida lhe do dicas de como personalizar o seu

    ResponderExcluir
  2. Tem também na ilha do governador RJ

    Horto Vitae
    www.hortovitae.com.br - Tel.: (21) 98164-2161
    Pedidos até quarta-feira e entregues na quinta-feira.
    Verduras, Legumes, Frutas, Ovos, Frango. Produtos Processados: Mel, Grãos, Pães, Massa, Molho de Tomate e Conservas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pela dica! Adicionarei esta feira na minha lista

      Excluir
  3. Tem também na Tijuca!
    Uma lojinha que frequento muito boa. A Naturalmente Orgânicos.
    Eles fazem a feirinha toda terça, quinta e sábado e também fazem entregas.
    www.naturalmenteorganicos.com.br
    O atendimento é muito bom e os preços são super em conta! Vale a pena!!

    ResponderExcluir
  4. Todos os vendedores das feiras são certificados? Como vou saber?

    ResponderExcluir
  5. Nossa muito obrigada. Estou tentando uma alimentação saudável e seu post ajudou muito.

    Viciados Pela Leitura

    ResponderExcluir
  6. Fui na Cobal em Botafogo aqui no Rio. Cobram 28 reais por 6 ou 7 maçãs embaladas da marca Sítio do Moinho, o que é um absurdo de caro.

    ResponderExcluir
  7. MUITO OBRIGADA PELA INFORMAÇÃO! Você fez um ótimo trabalho e esta ajudando a pessoas que estão interessadas em contribuir nessa área.

    ResponderExcluir

Ocorreu um erro neste gadget