terça-feira, 15 de maio de 2012

Macarrão Al Dente Sacia Mais

Que o ponto da massa italiana "al dente" é mais gostoso, todo mundo já sabe. Mas você sabia que para nossa saúde também é super importante que ela seja al dente? Atenção para isso: a maneira que a massa é cozida afeta a qualidade do amido e pode elevar o nosso índice glicêmico.

Então, quanto mais cozida fica a massa, mais facilmente o amido será ingerido por nosso organismo, convertendo os carboidratos em glicose mais velozmente. Em outras palavras, a massa vira açúcar no sangue mais rápido. Isto faz com que a sensação de saciedade diminua, e o desejo por comida apareça antes do esperado.

Só para se ter uma idéia, estudos mostram que quando se cozinha spaguetti por 5 minutos, seu índice glicêmico é 38, depois de 20 minutos, sobe para 61. Então gente, tudo bem comer um prato de macarrão de vez em quando, mas melhor ainda se este mesmo prato for cozido de maneira mais útil para nosso metabolismo, sem nos deixar com fome meia hora depois.

Mais sobre o assunto na página LIVESTRONG
Também há uma reportagem no portal  Boa Forma sobre " .. como comer o macarrão sem o risco de engordar"  que traz dicas interessantes de como preparar a massa de maneira mais saudável.

Um comentário: